Produto Estrela: Como Atrair Clientes e Vender Mais
Seja pela qualidade ou pela exclusividade, todo negócio possui um produto que é o queridinho dos clientes, aquele que nunca pode estar em falta. É o que chamamos de: produto estrela.
Mas você sabia que este produto pode te trazer muito mais vendas e clientes fiéis?
Leia este artigo até o final e conheça a estratégia que vai mudar a realidade do seu negócio utilizando apenas um produto:
O que é o Produto Estrela?
O produto estrela é, nada mais nada menos, do que aquele item que SEMPRE possui procura e, como dito anteriormente, por ser um produto com uma alta recorrência, é preciso ter a certeza de que ele sempre vai estar disponível para seus clientes.
Sabe quando ouvimos alguém falar “Vamos em tal restaurante porque lá tem o prato X”? Pois é: neste caso, o produto X é o produto estrela, ou seja, o diferencial daquele negócio.
É, basicamente, o que torna qualquer estabelecimento único.
Geralmente, este é um produto com um ticket mais baixo, sendo vendido por um preço menor do que 100 reais. Mas isso não é regra.
O importante é ter um produto que seja o seu “pãozinho da padaria”, aquele que todo cliente sempre procura por!
Mas não se engane: apesar deste ser um produto que torna uma empresa única, ele não precisa, necessariamente, ser exclusivo.
Como utilizar o produto estrela para vender mais?
Bom, agora que você já sabe o que é um produto estrela, deve estar se perguntando como que ele vai te ajudar a atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais.
E para responder essa pergunta, é preciso que você entenda que o produto estrela – apesar de por si só já atrair clientes – é uma isca para vender outros produtos.
Pensa comigo: o pãozinho da padaria não é o único produto que a maioria dos clientes compram, pelo contrário, ele é só uma isca que serve para atrair a compra de outros produtos, como: frios, leite, manteiga, requeijão…
Você mesmo já deve ter sido “pescado” por um produto estrela específico mas acabou levando alguns outros produtos.
Um outro bom exemplo é a cervejinha gelada do Bar, que acaba te levando a comprar uma batata frita, amendoim, frango a passarinho…
Enfim, existem vários exemplos de produtos-estrela que você, com certeza, já foi impactado e acabou caindo nessa estratégia de vendas!
E outra: Você sabia que o cinema não lucra com o ingresso do Filme e sim com a pipoca?
Chocante, né? Mas essa é a realidade!
Apesar de vermos os cinemas cada vez mais tecnológicos, com ingressos caros, o que realmente faz a diferença no faturamento é a pipoca, que é algo que as pessoas sempre compram, independentemente do filme escolhido.
Os ingressos, apesar de serem, muitas vezes, caros, não dão lucro, já que o cinema tem que pagar muitos royalties.
Essa é a grande sacada do produto estrela: aumentar suas vendas sem, necessariamente, aumentar o seu número de clientes. Gerando mais lucro e consistência para sua empresa.
Como definir o seu produto estrela?
Para definir o produto estrela do seu negócio, é preciso, em primeiro lugar, ter noção de algumas características fundamentais.
O produto estrela resolve uma dor do seu cliente
Sim, nossos clientes possuem dores e problemas que precisam ser solucionados pelos produtos que oferecemos.
Por exemplo: se uma pessoa compra um sapato ortopédico, ela deseja solucionar o problema do desconforto, dor nas costas…
Mas vale lembrar que esse problema não precisa ser algo mais profundo, as vezes o cliente pode comprar um sapato ortopédico pelo simples fato de achá-lo bonito e mais confortável, solucionando sua dor de precisar de calçados mais atraentes.
O importante aqui é entender que TODO produto resolve uma dor e é justamente isso que precisa ser identificado nesse primeiro momento.
O produto estrela possui um alto valor percebido
Todo produto estrela precisa, necessariamente, ter um alto valor percebido, ou seja, seus cliente precisam achar ele muito valioso, mesmo que ele não seja caro.
O próprio pãozinho da padaria citado como exemplo anteriormente, apesar de ter um ticket muito baixo (na maioria dos casos) possui um valor muito grande para os clientes de uma padaria, salvando muitos lanches e cafés da manhã.
Mas esse valor também precisa ser alto independentemente do preço. Por Exemplo: uma bolsa Louis Vuitton, apesar de ter um ticket muito alto, possui muito valor agregado.
As pessoas compram e valorizam esse produto justamente pelo estilo, status e design que ele proporciona.
E é isso que o seu produto estrela precisa ter: um valor muito acima do que é vendido.
Estratégia para encontrar seu produto estrela:
Para que o seu produto estrela seja identificado, é preciso que você faça uma pesquisa de mercado, analisando se a sua audiência identificou os pontos citados acima naquele produto específico.
E a melhor forma de fazer isso é enviando uma promoção de um produto que se encaixe com o perfil do produto estrela para os seus clientes.
E a partir daí a pesquisa será feita!
Após enviar essa promoção, você vai perguntar e entender exatamente o que seus clientes acharam do produto. O porquê de terem comprado ou não, se acharam caro ou não, se gostaram ou não…
Enfim, você vai mapear exatamente o que aquele produto específico significa para seus clientes, fazendo, assim, uma pesquisa de mercado.
Mas se você não tem ideia nem de qual produto seria ideal para enviar, uma dica é analisar a concorrência e, principalmente, analisar qual dos seus produtos possuem mais rotatividade, identificando o “queridinho dos clientes.”
Na maioria das vezes, o produto estrela já está dentro do portfólio das empresas, mas muitos empreendedores ainda não conseguiram o identificar.
Pode ser que você tenha um produto estrela embaixo do seu nariz e nem saiba
Crédito: E-commerce na Prática