Recuperar Carrinhos Abandonados Aumenta Vendas em até 71%
Você está perdendo dinheiro. Eu não te conheço, mas eu tenho certeza que se você tiver uma loja virtual, você está perdendo dinheiro todos os dias.
Fui dramático demais?
Talvez rsrsrs…
Vamos lá… Você está deixando de ganhar dinheiro, todos os dias na sua loja virtual.
Tá melhor assim?
E digo ainda, você poderia hoje mesmo, começar a aumentar as vendas da sua loja virtual em até 71%, sem aumentar seu número de visitas.
A razão disso são os Carrinhos Abandonados na sua loja virtual.
Eu não sei se você contabiliza esse KPI, mas se a sua loja estiver dentro da média de lojas virtuais Brasileiras, em 71% das vezes que um cliente seu, insere um produto no carrinho, ele abandona o carrinho e vai embora da sua loja.
Estamos falando de 71 entre cada 100 carrinhos.
Imagine como estaria sua vida, se você estivesse vendendo 71% a mais que hoje?
Agora entenda que esse dinheiro, está ficando na mesa ao invés de entrar no seu bolso.
Você já deve ter entendido que o Abandono de Carrinhos é um dos grandes problemas de um e-commerce. Está corretíssimo!
A boa notícia é que isso pode ser minimizado. Eu não estou falando em converter 100% dos carrinhos abandonados em pedidos, não… Isso seria um exagero!
Mas uma boa parcela desses 71% é possível reverter sim.
Nesse artigo eu vou te mostrar um pouco do que está fazendo, seus clientes abandonarem os carrinhos na sua loja, mas também, vou te mostrar a estratégiaque eu uso para recuperar quase 30% dos carrinhos abandonados no meu E-commerce.
Porque os Clientes Abandonam os Carrinhos?
Primeiro você precisa entender o motivo pelo qual, os clientes fecham sua loja, sem pagar a compra que eles estavam prestes a concluir.
Eu não encontrei dados confiáveis a respeito desses motivos no mercado brasileiro, então fui atrás de dados americanos.
Peguei esses dados e selecionei alguns que tem algo haver com o nosso mercado, vamos lá:
- 56% Abandonam porque o preço produto somado ao frete, ficou além do esperado (tente avaliar seus preços perante a concorrência, negocie melhores condições com seus fornecedores);
- 45% Não conhecem a loja e não se sentiram seguros para concluir a compra(falta credibilidade, autoridade, prova social, reviews, depoimentos);
- 30% Estão apenas pesquisando (mas vão comprar em breve, portanto, faça remarketing. Traga esse cliente de volta);
- 28% Problemas com a navegação e usabilidade do site (eles não conseguem calcular frete, problema no cadastro, lentidão no site entre outros fatores.);
- 22% Não encontraram o método de pagamento que desejavam usar (se você está começando e sua marca ainda não tem força, ofereça o máximo de formas de pagamento que puder, deixe que o seu cliente escolha como ele quer pagar.);
- 20% Loja não possui o “Cadeado” no navegador (A Loja não contratou um certificado SSL, contrate imediatamente).
Esses são os principais motivos de acordo com o meu estudo, existem vários outros, mas esses ai são os principais.
Analise sua loja em relação a cada um desses pontos e tente corrigir esses problemas, é muito provável que você observe um aumento de conversão e de vendas após isso.
Ferramentas que ajudam a recuperar Carrinho Abandonado
1. Shopback
O ShopBack é uma solução que auxilia o empresário não somente a recuperar o carrinho abandonado, mas também a aumentar conversões, aprimorando suas estratégias de up-selling e cross-selling, pois trabalha com recomendações no próprio site.
Ao contrário do CartStack, o ShopBack usa inteligência e análise de dados para aprender mais sobre os interesses dos usuários e consegue reconhecer uma parcela significativa de visitantes que acessam o site, mesmo que não deixem o e-mail na página.
Logo, o ShopBack trabalha em diferentes frentes: enquanto o cliente está na loja, o programa vasculha o portfólio da loja para oferecer também produtos complementares ou outras ofertas mais interessantes, com base no comportamento de compra do visitante. Além disso, ele desenha uma estratégia de e-mails para reconquistar o visitante que abandonou seu carrinho.
O sistema promete reengajar consumidores em potencial com mensagens eficientes, assertivas e enviadas em tempo ideal.
2. CartStack
O CartStack é um software que realiza a recuperação de carrinho abandonado e automatiza todo o processo para o empreendedor. Essa ferramenta de e-mail marketing também traça estratégias para persuadir os visitantes a fechar uma compra, contando com algumas funcionalidades interessantes.
O programa consegue capturar, de forma bem eficaz, o e-mail do cliente em potencial de qualquer área dentro do site. Ele permite personalizar o conteúdo e programa o disparo de diferentes mensagens com um mix dinâmico de ofertas e produtos.
Com ele, o lojista pode fazer um teste A/B a fim de entender que tipos de assuntos ou abordagens trazem melhores retornos para o e-commerce.
Além disso, o software também disponibiliza a geração de relatórios detalhados, que otimizam os anúncios e favorecem a melhoria da comunicação com os clientes.
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Referência: Bruno Oliveira – E-commerce na prática
Hoje em dia a experiência da pessoa que entra na sua página tem que sem a mais dinâmica possível.
os clientes podem abandonar carrinho o carrinho por ” N motivos” por isso é essencial ter uma ferramenta como a CartStack.
Concordo John, com certeza ferramentas como o CartStack irão ajudar neste processo.
Obrigado pelo seu comentário
Pô vocês falaram tudo nessa postagem. Eu mesmo já abandonei o carrinho e comprei em outra empresa, talvez com um preço até mais caro.