Plataformas de eCommerce – Top 7 para pequenas empresas e além
plataforma de e-commerce certa pode impulsionar sua empresa e sua lucratividade, mas como você decide qual é a certa para você?
Enquanto a maioria das empresas, grandes e pequenas, se preocupam com facilidade de uso, funcionalidade, design e acessibilidade, cada empresa é diferente quando se trata dos recursos de que necessitam em uma plataforma de comércio eletrônico.
Procurando a solução de comércio certa para o seu negócio novo ou em expansão? Você precisa saber quais perguntas fazer para tomar uma decisão informada. É por isso que estamos avaliando os prós e contras das principais plataformas de e-commerce do mundo para ajudar a encontrar o melhor ajuste para você.
POR QUE USAR UMA PLATAFORMA DE E-COMMERCE?
Se você deseja iniciar uma loja on – line ou expandir seus negócios existentes, precisa de uma maneira de gerenciar seu website, suas vendas e suas operações comerciais.
Uma plataforma de comércio eletrônico é um software que permite que você personalize seu site e gerencie tudo em um só lugar. Além de ser uma plataforma para exibir seus produtos e processar transações, você pode acompanhar vendas, publicar conteúdo, otimizar para mecanismos de pesquisa, visualizar análises e muito mais.
Com as plataformas de comércio eletrônico, você pode:
- Gerencie seus produtos em um só lugar
- Executar promoções e ofertas especiais
- Personalize suas vendas e serviços
- Gerenciar seus preços
- Obtenha informações sobre a experiência do cliente
- Acesse a análise para informar sua empresa ou estratégia de marketing
A plataforma de e-commerce certa permitirá que você leve sua empresa on-line e gerencie-a do seu jeito. É por isso que é importante escolher uma solução de comércio eletrônico que tenha a personalização e os recursos de que você precisa.
COMO ESCOLHER UMA PLATAFORMA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Escolher a plataforma de e-commerce certa para o seu negócio vai muito além do tipo de plataforma ou hospedagem. Na verdade, existem vários fornecedores de plataformas líderes para escolher. É por isso que é importante discutir os prós e contras de cada um antes de tomar sua decisão.
Se você já tem uma plataforma em mente ou está apenas começando sua pesquisa, há algumas perguntas a serem lembradas.
Perguntas importantes a serem feitas
Antes de selecionar, é melhor avaliar a estrutura atual e o status da sua empresa e suas metas de longo prazo. Embora uma plataforma possa atendê-lo bem agora, você precisa pensar em termos de escalabilidade, agilidade, acessibilidade e longevidade.
Abaixo estão algumas das perguntas que você deve fazer a si mesmo ou ao provedor da plataforma antes de escolher uma plataforma de comércio eletrônico.
- Você esboçou suas metas comerciais imediatas e de longo prazo?
- A plataforma é adaptável o suficiente para acomodar as mudanças do mercado ou o crescimento do seu negócio?
- A plataforma permite gerenciar vários sites se você expandir para canais de vendas adicionais?
- Como a plataforma permite gerenciar a experiência de um cliente antes, durante e depois da venda?
- A plataforma fornece ferramentas e análises que permitem formular uma estratégia de negócios baseada em dados?
- A plataforma permitirá que você se expanda internacionalmente?
- Como sua plataforma se integrará aos sistemas existentes para garantir que a experiência do cliente não seja interrompida?
- Você considerou não apenas o custo de licenciamento, mas também o custo de propriedade e o retorno do seu investimento?
Embora algumas dessas perguntas pareçam não se aplicar ao seu negócio agora, elas poderiam ocorrer no futuro. Escolher a plataforma certa desde o início pode ajudar a evitar contratempos, tempo de inatividade ou custos adicionais.
Se você não conseguir encontrar as respostas para essas perguntas no site da plataforma, entre em contato diretamente com o suporte ou a equipe de vendas. Suas respostas a essas perguntas podem fazer diferença em você escolher uma plataforma em detrimento de outra.
QUAL PLATAFORMA DE E-COMMERCE É A MELHOR? – COMPARAÇÕES
Criamos uma lista de plataformas de comércio eletrônico dos melhores fornecedores do mercado. Com tantas opções disponíveis, escolher a plataforma certa pode parecer uma tarefa difícil, mas também significa que você provavelmente encontrará a solução perfeita para sua loja on-line.
Considerando as perguntas acima, analise os custos e benefícios das diversas plataformas para informar sua decisão.
OS PRINCIPAIS SITES DE COMÉRCIO ELETRÔNICO NESTA LISTA SÃO:
Veja a lista completa de comparações de plataformas de comércio eletrônico abaixo.
Shopify
O Shopify é um dos provedores de plataforma SaaS eCommerce mais conhecidos e é utilizado por centenas de milhares de usuários. No entanto, isso não significa que será a melhor solução para o seu negócio. Por exemplo, a plataforma é mais popular entre os sites iniciantes e empresas com número de SKU abaixo de 100. Se isso não se aplicar a você, talvez você precise de uma solução de comércio mais robusta.
Aqui estão alguns dos benefícios e desvantagens de usar o Shopify.
Prós
O Shopify é considerado fácil de usar. Depois de se inscrever com seu endereço de e-mail, a configuração é rápida e direta. Você pode criar seu site, lançar produtos, adicionar preços e começar a vender imediatamente. A curva de aprendizado rápido torna-a uma das favoritas dos praticantes de e-commerce novatos. Com recursos que incluem tags de título e meta descrições para SEO, compatibilidade com dispositivos móveis incorporados e suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, não há muito mais do que um proprietário de negócios de e-commerce não experiente precisa.
Contras
Com todos os benefícios que o Shopify oferece aos novos proprietários de pequenas empresas, há algumas limitações importantes quando se trata de personalização e escalabilidade. Por um lado, após a taxa base, os temas, plugins, ferramentas e recursos adicionais podem ficar muito caros. Isso será necessário à medida que sua empresa cresce, portanto, você precisará incluir esses custos nas despesas gerais. Acrescente as taxas de transação do Shopify e as coisas podem ficar complicadas e caras, rápido.
Como o Shopify é uma plataforma SaaS, também há limitações em termos de recursos de codificação e personalização. Isso dificulta a mudança do seu site para atender às suas metas comerciais de longo prazo.
Magento
A plataforma Magento eCommerce é uma das soluções mais escaláveis do mercado. Se o seu plano de negócios de longo prazo inclui expansão para novos mercados, gerenciamento de vários sites e integração total entre seus sistemas existentes e sua loja on-line, o Magento pode ser o mais adequado para você.
Prós
O Magento é uma plataforma de código aberto que vem com uma ampla gama de recursos que a maioria das outras plataformas não possui, incluindo fácil expansão para vários locais, sites e moedas. De pequenas empresas a grandes empresas, a Magento ajuda proprietários de negócios a pensar no futuro a crescer on-line por meio de escalabilidade, adaptabilidade e análises pontuais.
“O Magento é uma plataforma moderna de comércio eletrônico na nuvem com um ecossistema de código aberto.
Flexível para B2C, B2B e B2B2C, o Magento se estende além do carrinho de compras para cada experiência de compra, incluindo e-mail, celular, na loja, transporte e mercados. ”(Fonte)
Você pode processar pagamentos recorrentes, adicionar descontos, configurar assinaturas de membros, otimizar o site do seu site de comércio eletrônico para mecanismos de pesquisa e oferecer suporte aos clientes on-line.
Contras
Devido à ampla gama de recursos e potencial para integrações e personalização adicionais, o Magento pode não ser tão acessível para os profissionais de e-commerce novatos. Para criar um site de comércio eletrônico que funcione perfeitamente com seu modelo de negócios existente – e esteja preparado para crescimento futuro – considere contratar um profissional para desenvolver seu site.
Woocommerce
O WooCommerce é uma ótima opção se você deseja adicionar uma loja de comércio eletrônico ao seu site por meio de um plug-in. Ao contrário do Volusion, isso permite que você publique posts no blog e implemente um SEO mais robusto.
Prós
O WooCommerce é uma plataforma muito flexível quando se trata de personalização. Você pode adicionar uma variedade de recursos ao seu site WordPress existente para fazê-lo funcionar como uma loja online.
O WooCommerce é mais frequentemente usado por blogueiros e lojas iniciantes que desejam expandir para o eCommerce.
Contras
Como a maioria das plataformas de software livre, os custos de desenvolvimento podem aumentar à medida que sua empresa cresce. Existem limitações em termos de escalabilidade sem abrandar o seu site. Você precisará de experiência em desenvolvimento web (ou contratar um profissional) para acompanhar o crescimento. WooCommerce também é um plugin do WordPress. Para que seja executado, você está limitado a usar a plataforma WordPress.
Prestashop é um provedor de plataforma de eCommerce hospedado em nuvem, de código aberto, que oferece planos gratuitos e premium. É um dos favoritos dos proprietários de sites de comércio eletrônico fora dos países de língua inglesa.
Prestashop
Prós
O Prestashop é fácil de instalar e instalar, o que permite que você comece a vender produtos on-line rapidamente. É open source, então permite alguma customização. A propriedade do site é gratuita e não há taxas de transação.
Contras
A escalabilidade é limitada, então a Prestashop pode não ser a opção para você se você planeja expandir seus negócios mais tarde. Ele também não possui um recurso de várias lojas, o que é, novamente, algo a considerar se você prever um crescimento futuro. A Prestashop não possui uma equipe oficial de suporte ao cliente. Se você encontrar problemas técnicos, estará por sua conta! Você sempre pode consultar sua página de perguntas frequentes ou contratar um desenvolvedor para solucionar problemas, mas a falta de suporte é uma grande desvantagem em comparação com outros provedores de plataforma.
ESCOLHENDO A MELHOR PLATAFORMA DE E-COMMERCE PARA SUA EMPRESA
Tomar a decisão certa sobre a plataforma para a sua empresa é fundamental para o seu sucesso, pois ela não apenas determina os custos de funcionamento do site, mas também o potencial de crescimento futuro. A maioria dos proprietários de empresas deseja expandir seus negócios adicionando novos produtos, expandindo-se para diferentes mercados, criando novas lojas ou gerando um volume maior de tráfego. Se isso está nas cartas para você, vale a pena considerar um provedor de plataforma que se adapte e evolua com você.