Como melhorar o posicionamento no Google de sua loja Magento
O Magento é a maior plataforma de e-commerce do mundo, sendo utilizada por mais de 30% das lojas virtuais, segundo pesquisa da aheadWorks. A plataforma líder mundial inclui todas as funcionalidades dos grandes players e ainda se destaca pelo SEO, visto que foi desenvolvida com base nas melhores práticas de otimização para motores de busca. Por isso, o Magento é conhecido como “o e-commerce que aparece nas buscas”.
1) URL
O Magento permite adicionar o nome das categorias nos caminhos para a URL do produto, porém a plataforma não suporta muito bem essa funcionalidade e cria problemas de conteúdo duplicado. Sendo assim, o ideal é desativá-la. Vá em Sistema -> Configuração -> Catálogo -> Search Engine Optimization e marque “não” para “Use Categories Path for Product URLs”.
Você ainda pode ir em Catálogo -> Gerenciar Categorias -> Chave URL e escolher uma URL amigável: pouco extensa, com palavras-chave relevantes e sem termos de ligação como “a”, “e”, “para”, “de”, etc.
2) No cabeçalho: entre em Sistema -> Configuração -> Visual -> Cabeçalho html.
a) Mude os robots “Robots Padrão” para “Index, Follow”. Isso permite que os motores de busca indexem seu website.
b) Adicione o nome da sua loja no campo “Sufixo do título”. Isso fará com que seu nome apareça em todos os títulos da página.
c) Preencha os campos “Título Padrão” e “Descrição Padrão”. Isso garantirá que nenhuma página tenha informações em branco.
d) Adicione “Webmasters Tools Verification Tag” no campo “Outros Scripts”.
3) Gerenciando categorias: Vá em Cátalogo -> Gerenciar Categorias (em todas as categorias):
a) Em Descrição da Página escreva descrições interessantes e precisas de cada produto, categoria e página. Isso permitirá que os motores de busca encontrem seu site com mais precisão.
b) Em Nome da URL crie uma chave de URL para cada URL de sua loja virtual. Isso deixará a URL mais curta e útil para os motores de busca.
c) Em Título da Página, mantenha o campo vazio para usar o nome da categoria no lugar.
4) Google Sitemap: Entre em Sistema -> Configuração -> Catálogo -> Otimização no Motor de Busca (ou similar)
a) Em Opções de Geração opte por permitir local e geração de mapa e mude a frenquência de acordo com as suas preferências.
b) Após, altere Habilitado para SIM e digite o código de acompanhamento do Google Analytics (DA – XXXX- X) para conectar o seu site a conta do Analytics.
5) Imagens
Toda vez que for enviar uma imagem para o site, renomeie o arquivo com nomes relevantes. Ou seja, com palavras-chave, sem espaços, nem caracteres especiais. Por exemplo: “camiseta-polo-listrada.jpg”. Assim, sua página também poderá ser encontrada no campo Imagens dos mecanismos de busca.
Ao cadastrar uma nova foto no site, observe que há um campo chamado “etiqueta”, que funciona como uma pequena legenda da imagem. Lembre-se de utilizá-la sempre.
6) Evitando a duplicidade: Entre em Sistema -> Configuração -> Catálogo -> SEO.
a) Altere o item “Inserir categoria nas URLs dos produtos” para NÃO, pois ajudará a evitar URLs duplicadas.
b) Após, altere “Canonical link meta tag” para SIM, pois impede que o Magento gere conteúdo duplicado caso você mostre o mesmo produto em várias categorias do seu site.
O Magento é uma plataforma fantástica, quando eu comparei o Woocommerce eu me surpreendi! Uma pergunta que eu gostaria de fazer é sobre o robots.txt do Magento. Do ponto de vista do SEO, o robots é importante para evitar que páginas desnecessárias sejam indexadas. O Magento gera muito mais páginas desnecessárias para o Google que o WordPress, por exemplo. Você tem uma exemplo ideal de robots.txt para Magento?
Olá Gustavo! Obrigado pelo seu comentário. Creio que este artigo irá lhe ajudar: https://www.comunidademagento.com.br/como-criar-robots-txt-otimizado-para-magento/
Abraço!