Categories: Tecnologia

Vejo, logo existo: conteúdo online influencia valores de 55% dos brasileiros

Um levantamento realizado pela Flora, indústria brasileira de bens de consumo, destacou o impacto das redes sociais na formação de valores e comportamentos de compra. Enquanto a Geração Z é massivamente influenciada pelo conteúdo online, a Geração X vê com desconfiança a promoção de produtos por meio das plataformas digitais. A pesquisa indica como cada vez mais os brasileiros têm se preocupado com os valores das marcas ou influenciadores na hora de decidir a compra.

(Imagem: Envato)

Segundo o estudo, 55% dos entrevistados afirmaram que aprenderam algo nas redes que mudou suas percepções ou posturas anteriores. Contudo, o peso desse ambiente na decisão de compra varia entre gerações. Por exemplo, 42% das pessoas com mais de 43 anos relataram que são menos influenciadas por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham.

Embora apenas 25% dos participantes admitam ser diretamente impactados por anúncios nas redes sociais, o conteúdo orgânico se mostrou mais relevante. Isso reflete uma preferência por recomendações genuínas e interações que transmitam autenticidade.

O comportamento dos influenciadores também tem forte impacto, especialmente entre os jovens da Geração Z. Cerca de 66% desses consumidores já deixaram de seguir influenciadores ao discordar de seus posicionamentos ou das marcas que promovem. Esse dado revela uma preocupação crescente com valores e autenticidade na relação com marcas e criadores de conteúdo.

O estudo ainda mostrou que 70% da Geração Z e 60% dos millennials já optaram por não comprar de marcas associadas a influenciadores ou celebridades com cujos valores não concordam. Essa tendência reforça a importância do alinhamento ético e cultural entre marcas e consumidores.

 

Créditos: Ecommerce Brasil

eflips

Recent Posts

Desvendando o futuro: as tendências do marketing digital para e-commerce em 2025

O universo do e-commerce está em constante transformação, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor…

4 semanas ago

E-commerces de moda: um panorama atualizado do setor e as 10 principais tendências para 2025

E-commerces de moda na primeira página! Saiba tudo sobre o mercado fashion virtual e descubra…

2 meses ago

As vantagens de se vender em marketplaces

Atrair um grande número de visitantes é um fator primordial quando um comerciante gerencia sua própria…

2 meses ago

Estudo da Magento destaca importância de experiências personalizadas

Com o verão a todo vapor, os consumidores estão se preparando para os maiores dias…

8 meses ago

Aumente em 30% suas vendas do seu E-commerce.

A E-flips E-commerce apresenta seu parceiro, a Gotarget,  uma importante ferramenta de Marketing para retenção…

2 anos ago

Passo-a-passo para Vender na internet, para quem está começando seu E-commerce.

O artigo abaixo foi criado com o objetivo de ensinar um passo-a-passo que realmente funciona,…

2 anos ago