Categories: Tecnologia

Vejo, logo existo: conteúdo online influencia valores de 55% dos brasileiros

Um levantamento realizado pela Flora, indústria brasileira de bens de consumo, destacou o impacto das redes sociais na formação de valores e comportamentos de compra. Enquanto a Geração Z é massivamente influenciada pelo conteúdo online, a Geração X vê com desconfiança a promoção de produtos por meio das plataformas digitais. A pesquisa indica como cada vez mais os brasileiros têm se preocupado com os valores das marcas ou influenciadores na hora de decidir a compra.

(Imagem: Envato)

Segundo o estudo, 55% dos entrevistados afirmaram que aprenderam algo nas redes que mudou suas percepções ou posturas anteriores. Contudo, o peso desse ambiente na decisão de compra varia entre gerações. Por exemplo, 42% das pessoas com mais de 43 anos relataram que são menos influenciadas por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham.

Embora apenas 25% dos participantes admitam ser diretamente impactados por anúncios nas redes sociais, o conteúdo orgânico se mostrou mais relevante. Isso reflete uma preferência por recomendações genuínas e interações que transmitam autenticidade.

O comportamento dos influenciadores também tem forte impacto, especialmente entre os jovens da Geração Z. Cerca de 66% desses consumidores já deixaram de seguir influenciadores ao discordar de seus posicionamentos ou das marcas que promovem. Esse dado revela uma preocupação crescente com valores e autenticidade na relação com marcas e criadores de conteúdo.

O estudo ainda mostrou que 70% da Geração Z e 60% dos millennials já optaram por não comprar de marcas associadas a influenciadores ou celebridades com cujos valores não concordam. Essa tendência reforça a importância do alinhamento ético e cultural entre marcas e consumidores.

 

Créditos: Ecommerce Brasil

eflips

Recent Posts

O seu e-commerce está pronto para o próximo passo?

Nos últimos anos, o e-commerce tem mostrado um crescimento acelerado em todo o mundo. No…

2 meses ago

Campanhas de desconto no e-commerce: impulsione vendas e conquiste clientes

No e-commerce, oferecer descontos é mais do que apenas baixar preços. É sobre criar experiências…

2 meses ago

Desvendando o futuro: as tendências do marketing digital para e-commerce em 2025

O universo do e-commerce está em constante transformação, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor…

3 meses ago

E-commerces de moda: um panorama atualizado do setor e as 10 principais tendências para 2025

E-commerces de moda na primeira página! Saiba tudo sobre o mercado fashion virtual e descubra…

4 meses ago

As vantagens de se vender em marketplaces

Atrair um grande número de visitantes é um fator primordial quando um comerciante gerencia sua própria…

4 meses ago

Estudo da Magento destaca importância de experiências personalizadas

Com o verão a todo vapor, os consumidores estão se preparando para os maiores dias…

10 meses ago