Se você é um micro ou pequeno empresário, provavelmente já considerou expandir o seu negócio. Ter uma loja maior, contratar mais funcionários, aumentar seu mercado… E desistiu porque tudo isso pareceu muito complicado. Afinal, gerir um negócio não é nenhuma brincadeira. Mas pode haver uma solução para este dilema, e ela vem com o nome de e-commerce.
O e-commerce nada mais é do que o comércio online. Uma das grandes vantagens de possuir uma loja virtual é o baixo custo de manutenção, quando comparado ao de uma loja física. Não é necessário pagar contas todos os meses, nem contratar funcionários. Além disso, a internet permite a conquista de uma nova gama de clientes, que antes eram limitados aos que estavam geograficamente mais próximos ao seu estabelecimento.
Dados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Sebrae Nacional, mostram que:
– 50% dos varejistas que possuem comércio somente online (chamados de pure players) apresentaram lucro no período da pesquisa;
– Somente 9% do verejistas online possuem mais de 25 funcionários e 81% possuem menos de 10;
– 76% das lojas online têm suas sedes nas regiões Sudeste/Sul, e 12% encontram-se no Nordeste;
– A taxa de abandono de carrinho é de 34%, muito menor que em 2014 quando era de 58%. Isso mostra o amadurecimento do brasileiro nas compras online;
– Cartão de crédito e boleto bancário são as principais formas de pagamento;
– 60% das lojas online disponibilizam chat para o atendimento pré e pós venda, em 2014 eram 46%;
– 43% dos lojistas não possuem estratégias de fidelização de clientes;
O que é necessário para ter um e-commerce?
Para criar sua loja online, você precisa de três coisas: um domínio, uma hospedagem e uma boa plataforma de E-commerce. O domínio é o seu endereço virtual (ou site), e é a partir dele que os clientes chegarão à sua loja. O segundo passo é obter uma hospedagem, que é um serviço de armazenamento. A hospedagem é o que permite que seu site seja acessível 24 horas por dia, por qualquer pessoa no mundo. Por último, você precisa de um plataforma de E-commerce , ele fornecerá para você os dados das vendas que estão ocorrendo no site, como nome do cliente, produto comprado, forma de pagamento e endereço para envio. É via a plataforma de E-commerce que você vai adicionar produtos na sua loja virtual também.
Os desafios a serem enfrentados
Uma loja online é vantajosa sobre várias perspectivas, porém requer tanto cuidado quanto uma loja física. O consumidor online está mais exigente do que o tradicional. A internet permite que ele compare e escolha dentre diversas lojas, sendo assim, a concorrência também cresce.
Nesse sentido, o primeiro desafio é a visibilidade. O site precisa ser otimizado, isso quer dizer Google Friendly. Para fazer a sua loja se destacar dentre outras, é necessário anunciar corretamente. Contar com uma empresa especializada em publicidade online faz toda a diferença, porque ela terá acesso a pesquisas sobre o seu setor e saberá aconselhar sobre onde, como e para quem falar.
O segundo é a aparência e a experiência do usuário. Assim como um ponto de venda desorganizado, um site mal planejado incomoda o cliente. Ele deve ser otimizado para aumentar a experiência de usuário. Um design inadequado ou não responsivo perdem pontos.
É preciso não esquecer o conteúdo útil, apostar numa estratégia editiorial agrega valor ao seu site e consiste no coração da nossa proposta.
Esses fatores dizem respeito às impressões iniciais e o que é preciso para chamar sua atenção. Para fidelizar um cliente, o atendimento é que deve ser o foco. Cumprir prazos, prestar assistência e zelar para que ele receba o melhor possível. Um cliente satisfeito recomenda a sua loja, e com isso atrai outros clientes.
Se você ainda está dando os primeiros passos no mundo online, contrate uma agência de marketing digital. Nela, funcionários especializados estudarão a sua marca e montarão uma estratégia para desenvolver uma comunicação direcionada e precisa.
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