E-commerce

Guia definivo: Como vender pelo Whatsapp todos os dias

Vender no Whatsapp é uma opção que tem se tornado popular entre os comerciantes de Ecommerce. Hoje, cerca de 80% das empresas já estão na plataforma. Embora, à primeira vista, pareça só uma ferramenta de bate-papo com amigos, ela tem um poder enorme na hora das vendas.

Neste artigo, vou te mostrar a razão pela qual você não deve mais ignorar o Whatsapp na sua estratégia de vendas. Aliás, não deve deixar de lado mesmos se ainda não tem um negócio e quer começar.

 

As estratégias de publicidade comumente usam o Google para ranquear o site, e-mail marketing para enviar campanhas e redes sociais para se relacionar com o público. No entanto, qual é a ferramenta que todo mundo usa diariamente para se comunicar?

Vender pelo Whatsapp

Uma ideia para começar a vender pelo Whatsapp é, em vez do seu próprio chip (número), comprar outro ou uma conta Business para que não misture seus contatos pessoais com os profissionais. Embora a princípio os profissionais sejam poucos e não pareça um problema misturá-lo, com o tempo é provável que essa lista vá aumentar.

Mas qual é a vantagem de vender no Whatsapp?

Em uma lista de e-mails, por exemplo, a taxa de abertura é de 15%. Imagine agora que, numa lista de 200 mil pessoas cadastradas, apenas 10 mil irão abrir. É claro que não é um número pequeno, mas atente à quantidade de envios. É muita diferença. A vantagem do Whatsapp é que a taxa de abertura das mensagens é de quase 100%, e o índice de engajamento com a interação é de aproximadamente 80%.

O que preciso saber para vender no Whatsapp

Lista de transmissão

A primeira coisa que precisa fazer é uma lista de transmissão das mensagens. Ela te poupará o trabalho de digitar a mesma mensagem e enviar um a um para seus contatos.

Como assim?

Ao criar uma lista você adiciona o número dos seus clientes (e pode alimentá-la para sempre) e encaminha a mensagem como numa conversa de grupo no Whatsapp. A diferença é que, para seus clientes, eles estarão recebendo uma mensagem individual, como se tivesse escrito especialmente para ele.

Outro aspecto que deve ser lembrado é que só quem receberá a mensagem serão os clientes que já te têm na própria lista de contatos. Ou seja, não adianta buscar números aleatórios de telefone para fazer divulgação. Inclusive, se o fizer, o Whatsapp reconhecerá como spam e banirá sua conta.

Para garantir que seu cliente tenha seu número salvo, o esforço é no sentido de pedir para que ele te adicione para receber novidades, descontos e para falar diretamente com você sobre o produto.

Divisão de listas de transmissão

De nada adianta juntar clientes em diferentes fases de compra numa só lista de transmissão.

Todo contato que você conseguir no Whatsapp deve ser dividido em pelo menos duas listas: uma de clientes que já compraram e outra de pessoas interessadas, mas que não deram o primeiro passo. A partir disso, conseguirá enviar mensagens diferentes para atingir esses públicos.

Porém, indico que segmente o melhor possível essas listas para enviar conteúdos e promoções interessantes para cada perfil de cliente. Imagine que chato seria enviar uma promoção de caneta para alguém que, na realidade, só usa lápis para escrever?

Por isso, quanto mais se esforçar em conhecer seu cliente, melhor será para enviar o conteúdo certo para ele.

Envio de mídias

A personalização e multiplicidade de mídias que consegue enviar pelo Whatsapp é impressionante. Áudio, vídeo, foto, apresentação de Power Point, texto. Encontre o que funciona melhor para o seu negócio e aposte, só não esqueça do gancho e da qualidade. O gancho mental é o que fará com que a pessoa leia sua mensagem até o fim quando perceber que é uma “publicidade”, e a qualidade apoiará nesse momento. Textos com erros gramaticais, fotos ruins e vídeos com muito ruído tem menor probabilidade de funcionar – e tira a credibilidade da sua marca.

Vale lembrar que seus textos devem ser pessoais para reforçar essa impressão de mensagens individuais. Nada de usar “Oi, gente”, “Vocês”, etc. A não ser que esteja em um grupo, utilize sempre a forma singular para vender pelo Whatsapp.

Vender pelo Whatsapp

Assim que surgir um cliente interessado, você pedirá para ele falar contigo pelo Whatsapp. Envie um áudio ou grave um vídeo e feche a venda pelo próprio Whatsapp, gerando um link direto de pagamento no Mercado Pago, por exemplo. Não existe a necessidade de enviar o link do produto no Mercado Livre ou onde for para que ele gere o próprio boleto – isso dá tempo do cliente desistir da compra.

Vender do jeito certo no Whatspp

Só não esqueça que, ainda que esta seja uma rede com a qual lida no dia a dia, a hora de vender é um momento profissional. Não caia nessa de achar que, porque tem o telefone do seu cliente, pode ultrapassar os limites.

Pense no seguinte: o que você pensaria se um vendedor viesse te abordar como se fosse o seu melhor amigo, usando gírias que não combinam com você e te oferecendo produtos que não são do seu interesse?

É pensaria que esta é uma pessoa um pouco inconveniente. Talvez até a bloqueasse, se achasse que aquela conversa realmente não tem nenhum valor.

Isso acontece porque o cliente não é este tipo de amigo. Ainda que ele te dê uma abertura maior, é necessário entender até que ponto você pode ir numa conversa, como guiar esta conversa e quais os produtos que combinam com cada pessoa.

É preciso entender o jeito certo de vender no Whatsapp para conseguir fazer disso algo regular e capaz de te gerar renda.

Por isso, desenvolvemos um ebook completo de Como Vender no Whatsapp. Lá, você vai aprender todos os passos para começar a vender, desde o momento de captar contatos para a sua agenda até a realização da venda e do pós-venda.

Assim, tenho certeza que conseguirá uma alta conversão dos seus produtos, gerando uma renda adicional todos os dias.

Nos passos que apresento, você vai aprender coisas como:

    • Trazer contatos de outras plataformas para o seu Whatsapp
    • Criar relacionamento com seu cliente em potencial para entendê-lo melhor
    • Usar os gatilhos mentais corretos para despertar desejo
    • Falar com clientes que REALMENTE QUEREM comprar de você
    • Vender na prática, desde a abordagem até a hora de mostrar o preço
  • Conseguir melhores conversões

Tudo isso com base em casos de sucesso e testes que pudemos implementar ao longo dos anos de experiência com comércio digital.

Mesmo que você não saiba o que vender e ainda não tenha começado, poderá se beneficiar deste conteúdo. Isso porque, além do ebook Como Vender no Whatsapp, você terá acesso:

  • à lista de sugestões do que vender pelo Whatsapp (você poderá tirar diversas ideias incríveis daqui, desde coisas pra fazer manualmente até itens para vender no modelo comissionado)
  • ao guia de como encontrar e atrair clientes para seu Whatsapp
  • e a outros bônus incríveis.

 

Crédito: E-commerce na Prática

eflips

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