Segundo a pesquisa Ebit, o aumento nas vendas no Ecommerce foi de 47% no primeiro semestre. Isso significa que as oportunidades para quem deseja investir em vendas online estão crescendo!
Mas, a concorrência também está aumentando… Por isso, otimizar o seu Ecommerce é uma prática indispensável.
Do contrário, estratégias e campanhas de marketing digital podem ter resultados limitados por sites e lojas virtuais que não são capazes de gerar uma boa taxa de conversão.
Pensando nisso, listamos 8 dicas práticas que vão te auxiliar na otimização do seu Ecommerce para gerar mais vendas.
Páginas com design profissional e recursos básicos de lojas virtuais já são itens esperados pelos consumidores…
Por isso, uma experiência personalizada de atendimento pode ser o diferencial que faltava para sua loja conquistar mais clientes.
Ofereça opções de atendimento online para tornar a experiência do cliente e sua jornada de compra mais agradável.
Desta forma, seu negócio irá aproveitar o canal de atendimento preferido do consumidor digital: o chat online.
Utilizando as ferramentas corretas é possível instalar convites, proativos e reativos, para conversas através do chat em todas as suas páginas. Além disso, crie um link no WhatsApp e proporcione a oportunidade dos clientes serem atendidos através de um aplicativo com o qual já estão acostumados e se sentem seguros utilizando.
Ao oferecer diversos canais de atendimento, a experiência dos consumidores que acessam o seu Ecommerce será mais agradável e isso irá aumentar suas chances de conversão.
As redes sociais são uma excelente plataforma para gerar engajamento com seu público-alvo e fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio…
Além disso, elas apresentam uma grande versatilidade em sua utilização, servindo desde ferramentas para compartilhar conteúdo até uma vitrine virtual do seu negócio.
Portanto, busque utilizar estratégias criativas para levar seus seguidores até seu site…
Faça vídeos, crie QR codes para campanhas exclusivas nas redes sociais, tire dúvidas e encontre maneiras de interagir com o público utilizando sua linguagem.
Um dos itens mais importantes para a otimização do seu Ecommerce é a estrutura do seu site…
Contar com certificados de segurança, cadastros de produtos e clientes, gerenciamento de entregas, diversos meios de pagamentos e controle de estoque é o mínimo necessário para tornar seu trabalho mais prático.
A ideia é realizar testes para descobrir se a velocidade de carregamento das páginas é a ideal. Caso seu site não conte com algum destes recursos e esteja carregando lentamente, considere avaliar novas plataformas para hospedar e gerenciar seu Ecommerce.
O Marketing de Conteúdo é um dos pilares das estratégias de Marketing que extrai resultados de diferentes canais e plataformas.
Seu principal objetivo é atrair tráfego orgânico para o seu site e manter o topo do seu funil de vendas ativo com leads qualificados.
Para que o material produzido pelo seu negócio gere valor ao seu público e resultados para o seu Ecommerce, busque criar conteúdo de qualidade e alcance seu público através dos seus canais preferidos.
Seja através de informações diretamente ligadas aos produtos ofertados ou apenas interesses gerais dos consumidores, busque diversificar no material oferecido.
Sendo assim, utilize as redes sociais, produza vídeos, considere a possibilidade de alimentar um blog e utilize o WhatsApp comercial para alimentar listas de transmissões…
Nestas listas estão os clientes interessados em receber informações relevantes diretamente do seu negócio.
Utilizar ferramentas de gerenciamento de vendas e organização de estratégias de Marketing são indispensáveis…
Afinal, profissionalizar seus processos é uma das formas mais eficientes de economizar tempo e dinheiro.
Por isso, recomendamos que você utilize ferramentas de automação de marketing, pois é uma das principais maneiras de otimizar o seu Ecommerce e os processos operacionais dele.
São elas que ajudam a economizar o tempo de sua equipe, diminuem os erros e geram resultados assertivos. Então, mais tempo poderá ser dedicado à gestão do seu negócio e ao desenvolvimento de estratégias.
SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias utilizadas em um site para melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google.
Esse é um recurso estratégico que pode elevar consideravelmente o retorno sobre o investimento em suas campanhas de marketing digital.
Quando essa estratégia é bem executada e os sites de Ecommerce são otimizados, seu tráfego será elevado, assim como as oportunidades de vendas.
Em primeiro lugar, para fazer o básico do SEO em sua loja virtual pesquise por palavras-chave relevantes!
Então, nomeie categorias e subcategorias de suas páginas para uma melhor posição nos sites de buscas. Otimize também os textos, tags de títulos e URLs do seu site e lembre-se sempre de incluir palavras-chave nas fotos de produtos.
Considere se especializar no assunto e aprender a utilizar ferramentas que podem auxiliar na otimização das páginas do seu negócio.
Enquanto os visitantes estão navegando nas páginas do seu Ecommerce, aproveite a oportunidade de mostrar outros produtos que possam fisgar o interesse deles.
Mas como fazer isso?
Indique produtos complementares a uma opção escolhida ou versões mais completas de um item que despertou o interesse de um consumidor…
Essa pode ser uma sugestão através de recursos próprios de sua loja virtual ou na forma de sugestões durante uma sessão de atendimento ao cliente.
Contar com imagens de qualidade e boa resolução nas páginas de seus produtos é uma maneira de atrair a atenção dos visitantes e passar confiança.
Afinal, diferente da compra em lojas físicas, os clientes não têm a oportunidade de conferir os detalhes dos produtos e dependem de fotos para isso.
Outra dica é caprichar na descrição de cada item, informando de maneira direta sobre sua funcionalidade, registrando cada detalhe relevante e até mesmo passando dicas sobre sua utilização.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e levado até você informações relevantes sobre como otimizar o seu Ecommerce.
Se o seu objetivo é vender mais, considere melhorar a qualidade do seu atendimento utilizando uma ferramenta profissional de chat online que faz a diferença nas interações com seus clientes.
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