Atrair um grande número de visitantes é um fator primordial quando um comerciante gerencia sua própria plataforma de e-commerce, e conseguir gerar tráfego suficiente para garantir boas vendas pede um bom investimento em marketing digital e tempo até que o retorno seja notado. Já em um marketplace as coisas são bem mais simples, e o empresário que não optar por uma estratégia de integração de suas vendas com essas plataformas estará desperdiçando a oportunidade de contar com recursos e ferramentas eficientes de marketing.
O e-commerce no Brasil faturou mais de R$ 35 bilhões em 2014. Estima-se que as vendas pela Internet cresçam mais 17% em 2015 e que 12% delas sejam realizadas por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Os marketplaces concentram uma grande quantidade de consumidores online e são uma grande oportunidade de expor o produto ou serviço para um público relativamente maior.
Um dos desafios das lojas virtuais – principalmente as menores – é conseguir fluxo de visitas que gere mais vendas. Mas fazendo parte de um marketplace sua loja virtual consegue vender mais dentro de uma plataforma especializada sem se preocupar em atrair mais visitantes, focando assim no que é mais importante: aumentar a visibilidade da marca no mercado.
A solução para encarar um mercado tão concorrido é construir um diferencial competitivo seguido de uma estratégia de programa de fidelização. Mas para ter sucesso você precisa de uma maior concentração de clientes realmente interessados no seu produto, e o marketplace pode ser o lugar certo para conseguir esse tráfego de qualidade.
No e-commerce os consumidores estão sempre buscando o melhor preço e atendimento. Com muitas lojas parecidas oferecendo produtos de qualidade equiparada, a busca pela compra ideal pode se tornar uma confusão com visitas a diferentes sites de lojas virtuais. Usar um marketplace para expor um produto ou serviço facilita a vida dos clientes, mantém sua marca sempre visível, e com atendimento personalizado dentro dessas plataformas seus clientes vão procurar sua loja cada vez mais.
Conseguir uma boa rentabilidade no e-commerce é outro luxo que muitos empresários encontram dificuldades em alcançar. Investir em anúncios digitais, por exemplo, tem um custo muito alto quando comparado a uma estratégia de vendas pelo marketplace. Além disso, optar pelos shoppings virtuais é um processo muito mais rápido para que o investimento apresente algum resultado relevante ao negócio.
Ter uma maior visibilidade pode representar um aumento significativo na procura pelo produto ou serviço, o que contribui para aumentar a relevância da loja virtual nos sites de busca.
Já não participar de um marketplace faz com que a visibilidade da marca seja reduzida, a não ser que sejam feitos altos investimentos para o desenvolvimento de uma estratégia que melhore o rankeamento da loja virtual nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Considerando a dificuldade de acesso a ferramentas de análises e marketing realmente eficazes e completas, o marketplace disponibiliza com baixo investimento algumas ferramentas e recursos importantes e de alta relevância para ajudar no desenvolvimento de estratégias que aumentem as vendas. Não aproveitar esses benefícios trará grandes dificuldades ao lojista na hora de buscar uma orientação para o direcionamento correto do negócio.
E você, ainda tem alguma dúvida sobre a importância dos marketplaces para a sua loja virtual? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião conosco!
Com o verão a todo vapor, os consumidores estão se preparando para os maiores dias…
A E-flips E-commerce apresenta seu parceiro, a Gotarget, uma importante ferramenta de Marketing para retenção…
O artigo abaixo foi criado com o objetivo de ensinar um passo-a-passo que realmente funciona,…
Como configurar o Google Merchant CenterComo configurar o Google Merchant CenterO Google Merchant Center é…
o Magento 2 que é a versão mais atualizada da plataforma que também é chamada…
Melhorar os resultados nunca é demais e por isso, a cada dia que passa, as…