Mais e mais empresas estão vendendo para consumidores e empresas, a fim de aumentar as vendas e aumentar sua participação no mercado. Empresas que fazem um produto ou vendem em quantidades maiores podem tirar proveito de economias de escala e gerar margens enormes vendendo diretamente ao consumidor, em vez de apenas às empresas com um desconto maior.
Um dos casos de uso mais óbvios de vender para empresas e consumidores é o fabricante. Eles geralmente não podem vender produtos suficientes diretamente ao consumidor para cobrir todas as vendas e confiar nas vendas B2B. No entanto, o benefício da margem de lucro de cortar o intermediário com vendas diretas ao consumidor é alto demais para ser ignorado.
Tradicionalmente, muitas empresas dividiram seus sites para canais B2B e B2C para simplificar as operações, porque os dois mercados eram muito diferentes. A Amazon até fez isso com um URL de atacado diferente. Eles acabaram fechando o site e recentemente integraram o B2B no flagship amazon.com, de modo que agora você pode simplesmente comprar como empresa e consumidor. Por que eles fizeram essa mudança? Deve haver algum benefício importante se a maior empresa de comércio eletrônico do mundo tomar essa decisão.
Com base na minha experiência em trabalhar com muitas empresas que tiveram um site ou vários sites, aqui estão alguns dos principais benefícios que vejo para ter apenas um site B2B e B2C unificado:
Um site permite que você gerencie todos os seus produtos em um banco de dados unificado. Você pode querer ativar ou desativar alguns produtos para determinados usuários ou para clientes B2B vs. B2C, mas ainda é muito mais fácil fazer isso do que gerenciar vários catálogos.
Você só tem um tema e uma base de código para gerenciar. É muito mais fácil gerenciar um site do que dois. Pode haver alguma personalização adicional a ser feita, mas no geral isso é menos trabalho do que manter e alterar dois sites.
Isso é fundamental. Você só tem um site para os clientes lembrarem, uma marca para promover e nenhuma confusão sobre aonde ir. Isso é muito mais fácil para marketing e promoções.
Eu digo potencialmente aqui porque às vezes há muito trabalho técnico para fazer um site funcionar tanto para B2B quanto para B2C. No entanto, uma vez que funciona, normalmente é mais fácil. Isso ocorre porque, com um site, você só tem um local para integrar sistemas como ERP, CRM e outros sistemas. Portanto, suas integrações e sistemas podem ser consolidados, em vez de executar vários sites que podem precisar de integrações separadas.
Como empresa, queremos comprar de forma rápida, eficiente e a um bom preço. O tempo é o ativo mais importante de um funcionário, e nenhuma empresa quer perder dinheiro na compra de um produto. Nós não queremos perder tempo viajando para uma loja ou falando por telefone, se puder ser evitado sem qualquer prejuízo. Portanto, ter uma experiência que nos permite pesquisar, aprender sobre o produto e comprar rapidamente, assim como um consumidor, é o que normalmente é desejado.
Ter um site para B2B e B2C facilita a oferta de uma experiência semelhante à de um consumidor porque a experiência do consumidor já está envolvida. Você pode ter apenas que adotar alguma personalização B2B adicional, como melhor preço, pagamento por fatura e outras opções B2B.
Há algo a ser dito quando algumas das maiores empresas de e- commerce B2B do mundo reconheceram os benefícios e estão avançando em um site. Eu não acho que as empresas possam ignorar uma consideração operacional tão significativa para sua empresa. Pode simplificar o seu negócio e ajudá-lo a avançar mais rapidamente no mundo do comércio eletrónico.
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