Neste artigo, apresento de maneira bem resumida, 10 dicas para auxiliar no desenvolvimento e escolha de uma plataforma E-commerce, com as melhores características para obter sucesso na internet.
1. Integração
Para aqueles que já tem uma loja física e pretendem empreender com E-commerce, é fundamental que tenham um estoque e produtos integrados ao E-commerce, o mesmo vale para um CRM. Por isso, é importante que o fornecedor possibilite esta integração. Além de CRM e ERP (Software de Gestão Empresarial), é importante considerar todas outras ferramentas que devem ser integradas, como soluções de pagamento, formas de entrega, integração com Marketplace, Google e tantas outras possibilidades que podem ser estratégicas para seu negócio online.
2. Hospedagem
A Hospedagem deve ser flexível e segura. Datas comerciais como o Black Friday, a hospedagem deve ser capaz de suportar volumes maiores de acesso, bem como ter ferramentas que garantam a segurança e performance do e-commerce.
3. Design
O Design representa a marca e a sua empresa. Por isso, um Design bem desenvolvido, transmite facilidade, credibilidade e segurança. Um Design bem feito além de agradável, facilita a utilização (USABILIDADE) e potencializa as vendas.
4. Mobile
Ter um site mobile é a cada dia mais importante para o E-commerce. Ter um site adaptado para os dispositivos móveis, conhecido também como layout responsivo, facilita e potencializa as vendas, pois permite que os clientes comprem tanto num Desktop, Smartphone e Tablet. Um site responsivo, não é um diferencial e sim um item fundamental para permitir vendas, independente do dispositivo. Além disso, o Google trabalha melhor o ranqueamento dos E-commerces que são desenvolvidos com layout responsivo.
5. Navegação Facilitada
O objetivo da navegação facilitada, é que o cliente chegue até o checkout (tela de pagamento) da maneira mais rápida e fácil possível. Para isso, é importante ter uma busca eficiente, bem como filtros, que auxiliem o cliente a encontrar o produto com as características que ele deseja. É recomendável ter ferramentas de análise para entender como os clientes estão navegando na sua loja, para auxiliar na correção dos problemas e dificuldades de navegação, e com isso, aumentar as taxas de conversão.
6. Cadastro de produtos
A página de produto, deve ter o máximo de informações para convencer o cliente a comprar, por isso, deve ter um título claro, fotos bem tiradas e com boa qualidade, de preferência, mostrar todas as vistas e características do produto, se possível, colocar um vídeo para auxiliar na demonstração dos benefícios do produto. A descrição do produto, deve ter informações técnicas e sanar a maioria, se não todas as dúvidas que o cliente possa ter.
7. Checkout Simples
Facilitar a conclusão de um pedido com um checkout simples e eficiente, permite que a taxa de conversão das vendas seja maior, do que checkouts demorados e com várias etapas, se possível, ofereça um processo de compra simples de preferência demonstrar numa tela só todas as etapas (cadastro, entrega, pagamento e revisão).
8. Pagamento e Entrega
É importante que o cliente encontre diferentes possibilidades de pagamento, como cartão, boleto e depósito, bem como oferecer condições ou até mesmo descontos para o pagamento à vista. Quanto as formas de entrega, é importante oferecer até mesmo frete grátis, porém deve-se ter um valor mínimo para compra, para que seja possível incluir o custo do frete no valor do pedido. Ofereça o máximo de possibilidades que sejam mais baratas para o cliente, para que o frete não seja um fator de desistência da compra.
9. Segurança
É importante ter um certificado SSL instalado para proteger a compra dos clientes. Além disso, informar o cliente em diferentes locais da loja que ele está num ambiente seguro. Também para quem vende com cartão de crédito, é importante ter um sistema anti-fraudes instalado na plataforma para identificar possíveis fraudes.
10. Plataforma
De maneira simplificada, basicamente temos 2 tipos de fornecedores de plataforma. As plataformas locadas e customizadas. Nas Locadas o cliente somente contrata a hospedagem, porém fica responsável pela customização e configuração da sua loja virtual e muitas vezes limita-se aos recursos oferecidos pelo fornecedor. Já as plataformas Customizadas o fornecedor fica responsável não só pela hospedagem mas pela customização e configuração da loja virtual, os serviços de desenvolvimento estão inclusos no pacote, entregando uma solução mais completa e de acordo com as necessidades do negócio.
Conclusão
É importante ressaltar que estas dicas, são relacionadas a características mínimas que uma boa loja virtual deve ter, porém também outros fatores, como investimento em Marketing, são fundamentais para captar os clientes e com isso obter sucesso nas vendas online.
Caso você esteja em busca de uma empresa especialista em E-commerce, entre em contato com a E-flips (e-flips.com.br), e estaremos à disposição para fazer uma consultoria, entender as necessidades do seu negócio, e com isso auxiliar no processo de desenvolvimento de um E-commerce de Sucesso.
Autor: Eliezer Seifert
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